Introdução à Cadeia de Aprovisionamento de Medicamentos

Programa do curso

Introdução

O acesso a medicamentos essenciais a preços acessíveis é um dos grandes desafios de hoje em países de baixa e média renda. Ele foi reconhecido como tal nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e agora faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O relatório 2015 da ONU resumindo o progresso dos objetivos calculou a disponibilidade de medicamentos genéricos em países de baixa e média renda em uma média de 58% nos centros de saúde públicos e 67% nas farmácias privadas. Ainda assim, a disponibilidade não é o único desafio. Muitos dos problemas de qualidade e segurança em matéria de saúde pública são devidos a má gestão da cadeia de aprovisionamento. No entanto, os medicamentos são caros. Globalmente, estima-se que 25% do orçamento da saúde é alocado aos medicamentos. Em países com menos recursos, esse valor sobe para 30%. Compreender a cadeia de aprovisionamento de medicamentos do início ao fim, e ter habilidades práticas para melhorar o seu desempenho, são hoje faculdades essenciais para um grande número de profissionais em todos os níveis do sistema de saúde. Eles também são necessários para muitos gestores de programas de saúde que contêm um elemento de abastecimento. Este curso que abrange todas as etapas da cadeia de aprovisionamento de medicamentos e dá uma introdução às funções de gestão mais importantes (como são a garantia de qualidade e o monitoreo e avaliação) esta destinado para fazer isso. Além disso, faz ênfase especial na integração entre as atividades de aprovisionamento e o reforço global do sistema de saúde. O corpo de seu ensino está firmemente apoiado pelos muitos anos de experiência no aprovisionamento de medicamentos essenciais como parceiro de projetos de cooperação internacional pela ONG holandesa i+solutions.

Objectivos do curso

Após a conclusão do curso, os participantes serão capazes de:

  • Definir os conceitos de medicamentos essenciais e uso racional de medicamentos.
  • Descrever as diferentes etapas e funções de gestão da cadeia de aprovisionamento de medicamentos e produtos de saúde.
  • Compreender as ideias básicas da aquisição de medicamentos.
  • Reconhecer e aplicar as melhores práticas para o armazenamento e distribuição de medicamentos.
  • Sublinhar as principais questões relacionadas com a monitorização e avaliação da gestão da cadeia de aprovisionamento de medicamentos.
  • Apreciar a importância ea necessidade de segurança de qualidade dos medicamentos pela cadeia de aprovisionamento.
  • Entender o papel dos gestores e dos outros parceiros do sistema de saúde na gestão dos medicamentos.
  • Compreender e analisar criticamente os sistemas de aprovisionamento de medicamentos em diferentes países e identificar abordagens práticas e estratégias de intervenção.

Grupo alvo de participantes

O curso é destinado a todas as pessoas envolvidas no sector da saúde, do nível central até o nível da prestação de serviços, com um interesse na gestão da cadeia de aprovisionamento de medicamentos. Eles podem ser gestores, administradores ou especialistas técnicos, mas também prestadores de serviços, tais como farmacêuticos e outros profissionais de saúde que tenham sido atribuídas uma função na cadeia de aprovisionamento. Os gestores de programas e pessoas interessadas neste domínio técnico de cooperação para o desenvolvimento também se beneficiarão do curso. Nenhum conhecimento prévio é necessário, embora a experiência prática no sector da saúde é uma vantagem.

Estratégia de aprendizagem e ensino

Neste curso e-learning, os alunos deverão progredir através dos materiais do curso na plataforma de aprendizagem com a ajuda de um facilitador online que facilitará a aprendizagem autónoma. Participação nos fóruns de discussão, troca de ideias com outros participantes e preenchimento dos questionários online são aspectos essenciais da experiência de aprendizagem.

Avaliação e classificação

Os participantes serão avaliados quanto à sua participação online e conclusão das actividades. Um certificado de conclusão e um crachá virtual serão entregues a todos aqueles que completarem pelo menos 75% das atividades online (aulas, questionários, fóruns de discussão). A percentagem de conclusão do curso será automaticamente medida online à medida que o participante avança.

Além disso, existem várias tarefas curtas que irão orientar o processo de aprendizagem dos participantes, fornecer feedback sobre os resultados e a oportunidade de interagir com o facilitador. As respostas às tarefas devem ser apresentadas dentro dos respectivos prazos (uma semana após a abertura), de acordo com o seguinte cronograma.

Duração do curso

6 semanas

Nível de esforço: 4 hours per week

Programa do curso

Week 1

Health systems - an overview
Access to medicines
Week 2

Introduction to the supply chain cycle
Selection of essential medicines
Week 3

Quantification of medicines
Basic principles of medicines procurement
Week 4

Inventory management
Warehousing and distribution
Week 5

Rational use of medicines
Quality assurance of medicines
Week 6

Human resources for SCM
Monitoring and evaluation of supply chain systems
Health systems strengthening from a SCM perspective
Course completion
Versão de impressão
ou