Introdução à Cadeia de Aprovisionamento de Medicamentos

Programa do curso

Introdução

O acesso a medicamentos essenciais a preços acessíveis é um dos grandes desafios de hoje em países de baixa e média renda. Ele foi reconhecido como tal nos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) e agora faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O relatório 2015 da ONU resumindo o progresso dos objetivos calculou a disponibilidade de medicamentos genéricos em países de baixa e média renda em uma média de 58% nos centros de saúde públicos e 67% nas farmácias privadas. Ainda assim, a disponibilidade não é o único desafio. Muitos dos problemas de qualidade e segurança em matéria de saúde pública são devidos a má gestão da cadeia de aprovisionamento. No entanto, os medicamentos são caros. Globalmente, estima-se que 25% do orçamento da saúde é alocado aos medicamentos. Em países com menos recursos, esse valor sobe para 30%. Compreender a cadeia de aprovisionamento de medicamentos do início ao fim, e ter habilidades práticas para melhorar o seu desempenho, são hoje faculdades essenciais para um grande número de profissionais em todos os níveis do sistema de saúde. Eles também são necessários para muitos gestores de programas de saúde que contêm um elemento de abastecimento. Este curso que abrange todas as etapas da cadeia de aprovisionamento de medicamentos e dá uma introdução às funções de gestão mais importantes (como são a garantia de qualidade e o monitoreo e avaliação) esta destinado para fazer isso. Além disso, faz ênfase especial na integração entre as atividades de aprovisionamento e o reforço global do sistema de saúde. O corpo de seu ensino está firmemente apoiado pelos muitos anos de experiência no aprovisionamento de medicamentos essenciais como parceiro de projetos de cooperação internacional pela ONG holandesa i+solutions.

Objetivos do curso

Após a conclusão do curso, os participantes serão capazes de:

  • Definir os conceitos de medicamentos essenciais e uso racional de medicamentos.
  • Descrever as diferentes etapas e funções de gestão da cadeia de aprovisionamento de medicamentos e produtos de saúde.
  • Compreender as ideias básicas da aquisição de medicamentos.
  • Reconhecer e aplicar as melhores práticas para o armazenamento e distribuição de medicamentos.
  • Sublinhar as principais questões relacionadas com a monitorização e avaliação da gestão da cadeia de aprovisionamento de medicamentos.
  • Apreciar a importância ea necessidade de segurança de qualidade dos medicamentos pela cadeia de aprovisionamento.
  • Entender o papel dos gestores e dos outros parceiros do sistema de saúde na gestão dos medicamentos.
  • Compreender e analisar criticamente os sistemas de aprovisionamento de medicamentos em diferentes países e identificar abordagens práticas e estratégias de intervenção.

Público alvo

O curso é destinado a todas as pessoas envolvidas no sector da saúde, do nível central até o nível da prestação de serviços, com um interesse na gestão da cadeia de aprovisionamento de medicamentos. Eles podem ser gestores, administradores ou especialistas técnicos, mas também prestadores de serviços, tais como farmacêuticos e outros profissionais de saúde que tenham sido atribuídas uma função na cadeia de aprovisionamento. Os gestores de programas e pessoas interessadas neste domínio técnico de cooperação para o desenvolvimento também se beneficiarão do curso. Nenhum conhecimento prévio é necessário, embora a experiência prática no sector da saúde é uma vantagem.

Estratégia de ensino e aprendizagem

O curso é ministrado em linha através de www.iplusacademy.org, uma plataforma de aprendizagem Moodle, acessível a partir de qualquer lugar a qualquer momento. Os materiais de cursos interativos são apresentados sequencialmente, sob a orientação de facilitadores especializados de i+solutions, que ajudam os participantes durante o seu processo de aprendizagem, respondem a perguntas e incentivam a interação. Classes são complementados e encorajados por várias atividades on-line, tais como fóruns de discussão, questionários e tarefas.

Avaliação e classificação

Os participantes serão avaliados quanto à sua participação on-line e seus resultados. Um certificado de conclusão e um e-badge serão concedidos a quem completa um mínimo de 75% de todas as atividades on-line (lições, questionários, fóruns de discussão) e também alcançou uma pontuação de pelo menos 7/10 em um teste de final do curso. A percentagem de participação é automaticamente medida conforme o avance do participante através do curso. El resultado no teste de final do curso  também é calculado automaticamente; novas tentativas são permitidas. Além disso, há várias atividades não avaliadas como tarefas e testes que orientam o processo de aprendizagem dos participantes.

Duração do curso

6 semanas

Nível de esforço: 4 horas por semana

Programação do Curso


Semana 1 Os elementos de base de um sistema de saúde
Acesso a medicamentos
Semana 2 Introdução à gestão da cadeia de aprovisionamento de medicamentos
Seleção de medicamentos essenciais
Semana 3 A quantificação dos medicamentos
Princípios básicos da aquisição de medicamentos
Semana 4 Distribuição e armazenagem de medicamentos
Gestão de inventários
Utilização racional dos medicamentos
Semana 5 Garantia de qualidade dos medicamentos
Monitoreo e avaliação da cadeia de aprovisionamento
Semana 6 Recursos humanos para a cadeia de aprovisionamento
Consolidação do sistema de saúde pública a partir de uma nova perspetiva
Conclusão do curso
Versão de impressão
ou